Quem são Elas?

Aqui você pode conferir o perfil técnico das mulheres pesquisadoras ministrantes de pós-graduação na área da saúde na cidade de Campo Grande, MS. 
Pesquisa realizada pelas alunas da E.E. Prof. Silvio Oliveira dos Santos. 
Os dados foram coletados por meio de entrevistas e outros da plataforma do Currículo Lattes, 
entre Dezembro de 2019 e Fevereiro de 2020.



NOME DA PESQUISADORAAlexsandra Rodrigues de Mendonça Favacho
INSTITUIÇÃO: Fiocruz
Possui graduação em Biomedicina pela Universidade Federal de Pernambuco (1995), mestrado em Bioquímica pela Universidade Federal de Pernambuco (1997) e doutorado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Atualmente é Pesquisadora em Saúde Pública (Titular III) da Fundação Oswaldo Cruz, onde são desenvolvidas atividades de pesquisas sobre rickettsioses e outras zoonoses em população humana, de animais (silvestres e domésticos) e de artrópodes. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Doenças Infecciosas e Parasitárias, Biologia molecular e Biotecnologia. É Coordenadora da Qualidade e de Biossegurança e membro da Comissão Técnica de Biossegurança da Fiocruz (CTBio). É docente no programa de pós-graduação em Doenças Infecciosas e Parasitárias da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Colabora com a vigilância epidemiológica de rickettsioses lato sensu, em especial da bartonelose, febre maculosa brasileira, febre Q e ehrlichiose no Brasil. Coordenador de projetos de pesquisa e de desenvolvimento tecnológico. Atua como revisora de periódicos nacionais e internacionais. Orienta alunos de iniciação científica e pós-graduação. Atua principalmente nos seguintes temas: diagnóstico, epidemiologia molecular e tipagem molecular de agentes infecciosos bacterianos.



NOME DA PESQUISADORAGláucia Elisete Barbosa Marcon
INSTITUIÇÃO: Fiocruz
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (1995), mestrado em Farmacologia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2001) e doutorado em Clínica Médica pela Universidade Estadual de Campinas UNICAMP (2007). Atualmente é Pesquisadora da FIOCRUZ Mato Grosso do Sul, na área de diagnóstico das doenças infecciosas e parasitárias. Tem experiência na área de Biologia Geral, Epidemiologia e Parasitologia, com ênfase em Biologia Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: Trypanosoma cruzi, PCR, diagnóstico molecular, doença de Chagas.

NOME DA PESQUISADORARaquel Paiva Dias Scopel
INSTITUIÇÃO: Fiocruz
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002), mestrado e doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina, concluídos em 2005 e em 2014. Ingressou na Fundação Oswaldo Cruz, no Instituto Leônidas e Maria Deane /Manaus-AM, em novembro de 2006. Na Fiocruz-Manaus atuou nas áreas de pesquisa e docência, participando em projetos de pesquisas interdisciplinares, na interface entre epidemiologia e antropologia, conduzidos entre populações indígenas no Amazonas e nas áreas urbanas da tríplice fronteira Brasil-Peru-Colômbia; na coordenação do curso de Especialização em Antropologia da Saúde; na docência e orientação do programa de mestrado da instituição (PPGVIDA); foi chefe e vice-chefe do Laboratório de Estudos Interdisciplinares em Saúde Indígena e outras populações vulneráveis; e coordenou projetos de pesquisa etnográfica na área da antropologia da saúde, no tema saúde indígena e políticas públicas de saúde, com foco na atuação dos Community Health Workers, bem como nos temas pluralidade médica e processos de saúde-doença-atenção e prevenção, com foco nas experiências de doenças crônico-degenerativas e infectocontagiosas; e nas práticas de autoatenção à gestação, parto e pós-parto. Atualmente, atua no Escritório Técnico da Fiocruz no Mato Grosso do Sul - MS, desde dezembro de 2017, coordenando pesquisa etnográfica sobre participação e controle social em saúde indígena. Faz parte da rede Saúde: práticas locais, experiências e políticas públicas do Instituto Nacional de Pesquisa Brasil Plural. Tem interesse nos seguintes temas: antropologia da saúde, etnografia, saúde indígena, Community Health Workers, atenção diferenciada e política de saúde indígena, saúde e sustentabilidade. Recebeu prêmio ABA/GIS 2014 de melhor tese de doutorado na temática "gênero e povos indígenas na Amazônia".


NOME DA PESQUISADORAZoraida del Carmen Fernandez
INSTITUIÇÃO: Fiocruz
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidad Central de Venezuela (1993), mestrado em Ciências Biológicas (Entomologia) pela Universidade Federal do Paraná (1998) e doutorado em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública (2003). Foi professora da Universidad de Carabobo, Valencia - Venezuela, no curso de Biologia, na Unidade de Biotecnologia e Biologia Celular, de 2004 até 2012. Tem experiência na área de Virologia e Epidemiologia, com ênfase em Arbovírus e culicídeos de importância médica. Em 2014, ingressou na Fundaçao Oswaldo Cruz do Mato Grosso do Sul como pesquisadora em saúde pública, atuando na área de viroses emergentes e reemergentes.


NOME DA PESQUISADORA: Flávia Maria Lins Mendes
INSTITUIÇÃO: Fiocruz
Graduada em Engenharia Química pela UFRJ desde 2009. Doutora em Ciências pelo Programa em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da Escola de Química (EQ) da UFRJ com ênfase em Gestão e Inovação Tecnológica (2014). Em 2016 concluiu o MBA em Gestão de Projetos no IBMEC-RJ. Pesquisadora do Sistema de Informação sobre a Indústria Química (SIQUIM) da EQ/UFRJ de 2006 a 2018 atuando em projetos e pesquisas de prospecção tecnológica e mercadológica e inovações tecnológicas do complexo químico e petroquímico. Colaboradora do Centro de Estudos Estratégicos (CEE) da Fundação Oswaldo Cruz entre 2016 e 2018 onde participou de projetos de pesquisa de mapeamento tecnológico e de estudos de Foresight para subsídio de informação para planejamento estratégico da instituição. Atualmente é docente na Faculdade Estácio de Sá Campo Grande MS e na FACSUL MS em disciplinas básicas da engenharia civil.

NOME DA PESQUISADORAClaudia Stutz Zubieta
INSTITUIÇÃO: Fiocruz
Mestre em Farmácia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e concursada como técnica em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), com formação técnica em Histologia pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio - Fiocruz- RJ. Atualmente cursa o doutorado em Ciências Farmacêuticas na UFMS. Tem experiência em técnicas histológicas, biologia molecular e estudos in vitro de produtos naturais com atividade antitumoral. No Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz - Fiocruz - BA, atuou como responsável técnica da Plataforma de Histotecnologia, coordenadora do Curso de Capacitação Profissional em Histotecnologia e integrou a Comissão de Biossegurança e Qualidade. Atualmente está lotada na Fiocruz Mato Grosso do Sul, no eixo Meio Ambiente e Saúde: Biodiversidade e Agronegócios, realizando atividades de pesquisa para desenvolvimento de novos fármacos a partir da biodiversidade, com aplicação em saúde pública. 


NOME DA PESQUISADORA: Waleska Kerllen Martins Gardesani
INSTITUIÇÃO: UNIDERP


Waleska Kerllen Martins Gardesani possui graduação em Farmácia pela UFMG. Doutorado em Ciências pelo Hospital AC Camargo/Ludwig Institute for Cancer Research, com ênfase em Oncologia. Especialização Lato-sensu em Pesquisa Clínica pela UNIFESP e Pós-doutorado em Bioquímica pela USP. Docente Titular do Programa de Pós-graduação em Farmácia (mestrado profissional) e em Biotecnologia e Inovação em Saúde (mestrado/doutorado acadêmico) da Universidade Anhanguera de São Paulo. Principais linhas: autofagia; danos biofísicos em membranas; terapias fotônicas, terapia fotodinâmica, fotobiomodulação e bioprospecção de bioativos.



NOME DA PESQUISADORA: Daniele de Almeida Soares Marangoni
INSTITUIÇÃO: UFMS


Graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal da Paraíba (2007). É especialista em Intervenção em Neuropediatria (2009), pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). É mestre (2011) e doutora (2014) em Fisioterapia pelo Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia da UFSCar, com estágio sandwich na Vrije Universiteit (VU University), Holanda. Supervisionou estágio de Aperfeiçoamento em Intervenção Precoce na UFSCar (2011-2012). Atualmente é Professora Adjunta do Curso de Fisioterapia (área: Saúde da Criança) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Integra o corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Desenvolvimento da Região Centro-Oeste - UFMS, do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento - UFMS e da Residência Multidisciplinar em Reabilitação Física - UFMS. Atua nos seguintes temas: Puericultura, Nascimento Prematuro, Desenvolvimento Motor, Aprendizagem Motora, Atenção Integral ao Bebê de Risco, Atenção Integral ao Bebê Pré-Termo, Atenção Integral à Saúde da Criança. Em licença maternidade de 2018-2019Graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal da Paraíba (2007). É especialista em Intervenção em Neuropediatria (2009), pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). É mestre (2011) e doutora (2014) em Fisioterapia pelo Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia da UFSCar, com estágio sandwich na Vrije Universiteit (VU University), Holanda. Supervisionou estágio de Aperfeiçoamento em Intervenção Precoce na UFSCar (2011-2012). Atualmente é Professora Adjunta do Curso de Fisioterapia (área: Saúde da Criança) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Integra o corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Desenvolvimento da Região Centro-Oeste - UFMS, do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento - UFMS e da Residência Multidisciplinar em Reabilitação Física - UFMS. Atua nos seguintes temas: Puericultura, Nascimento Prematuro, Desenvolvimento Motor, Aprendizagem Motora, Atenção Integral ao Bebê de Risco, Atenção Integral ao Bebê Pré-Termo, Atenção Integral à Saúde da Criança.


NOME DA PESQUISADORA: Lourdes Zélia Garcia Zanoni
INSTITUIÇÃO: UFMS

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1980), Título de Especialista em Pediatria, em Cardiologia eTerapia Intensiva Pediátrica, Mestrado em Medicina (Pediatria) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2001) e Doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2008). Atualmente é professora associada 1 do Departamento de Pediatria da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atua na área da Cardiologia Pediátrica e Terapia Intensiva Pediátrica da UFMS, e na linha de Pesquisa Elementos Traço.


NOME DA PESQUISADORA: Doroty Mesquita Dourado 
INSTITUIÇÃO:UNIDERP

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Fundação Universitária em Ciências de Mato Grosso do Sul (1982), Mestrado (1999), Doutorado (2006) e Pós-Doutorado (2010 e 2012) em Biologia Celular e Estrutural/Histologia pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professor Adjunto do curso de Medicina da Universidade Anhanguera - Uniderp e do Programa de Pós-Graduação em Doenças Infecciosas e Parasitárias da UFMS-MS. Faz parte do Grupo de pesquisa do Centro de Pesquisa Pantanal (CPP). Tem experiência na área de Morfologia com ênfase em Histopatologia e microbiologia e atua nos seguintes temas: veneno de serpentes, plantas medicinais, cicatrização em feridas contaminadas.


NOME DA PESQUISADORA: Rosemary Matias
INSTITUIÇÃO:UNIDERP
Dra. Rosemary Matias Possui Graduação em Licenciatura Plena em Química pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1988) e mestrado (1995) e doutorado (2010) em Química pela Universidade Estadual de Maringá - UEM. É Professor adjunto I da Universidade Uniderp. Tem experiência na área de Produtos Naturais, atuando nos seguintes temas: Isolamento e identificação de constituintes químicos de plantas e monitorado por testes de atividade biológica: antibacteriana, antifúngica, antioxidante, anti-inflamatória, cicatrização, inseticida e alelopatia. Nos Cursos de Pós-Graduação atua também na área de química ambiental e de Saúde.


NOME DA PESQUISADORA: Silvia Cristina Heredia Vieira 
INSTITUIÇÃO: UNIDERP

Dra. Silvia Cristina Heredia Vieira atualmente é professora da UNIDERP-Anhanguera de Campo Grande-MS e membro do Grupo de Trabalho Técnico em Pesquisa Clínica do CRF-MS. É graduada em Farmácia pela Universidade do Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (UNIDERP), localizada em Campo Grande-MS (2007). É mestre em Ciências Farmacêuticas, com ênfase em produtos naturais biologicamente ativos, pela Universidade Estadual de Maringá-UEM (2010). É doutora em Ciências Farmacêuticas pela UNESP de Araraquara-SP (2014), com ênfase em fármacos e medicamentos. Fez doutorado sanduíche na Universidad de Cádiz, na Espanha, em 2013. Foi bolsista PNPD CAPES junto ao Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais da UEMS de Dourados-MS (2014 a 2017). Possui 18 artigos publicados em periódicos especializados. Possui 10 capítulos de livro, 3 livros publicados e 2 livros organizados. Participou de 85 eventos e atuou na organização de 15 deles. Possui 50 resumos publicados em anais de eventos e apresentou 30 deles. Atua principalmente nos seguintes temas: plantas medicinais, fitoquímica, farmacognosia e fitoterapia.


NOME DA PESQUISADORA: Vania Claudia Olivon
INSTITUIÇÃO: UNIDERP

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1998). Concluiu o mestrado em Ciências Farmacêuticas, área de concentração: Produtos Naturais e Sintéticos, na Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto -USP em 2006. Iniciou o doutorado em Ciências, área de concentração: Produtos Naturais e Sintéticos, na Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto -USP no mesmo ano (2006) e concluiu em 2010. Posteriormente, iniciou um estágio de pós-doutorado em Fisiologia Cardiovascular, no Instituto de Ciências Biológicas, da Universidade Federal de Minas Gerais, concluído em 2012. De 2013 a 2016, desenvolveu o pós-doutoramento pela Universidade de São Paulo, na FMRP, no departamento de Farmacologia. Atualmente, atua como professora adjunta na Universidade Anhanguera-Uniderp.


NOME DA PESQUISADORA: Carla Leticia Gediel Riveiro Went
INSTITUIÇÃO: UNIDERP
Dra. Carla Leticia Gediel Rivero Wendt Professora Titular da Universidade Anhanguera- Uniderp, MS, colaboradora do Programa de Pós Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, colaboradora no grupo de pesquisas em Ciências Biológicas da Universidade Anhanguera Uniderp. Possui doutorado em Genética Toxicológica pela Faculdade de Medicina, Programa de Pós graduação em Patologia Molecular da Universidade de Brasília, com doutorado sanduíche na Universidade de Aveiro-Portugal (2013) , mestrado em Ecotoxicologia pela Universidade de Brasília (2007), graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará (2003).


NOME DA PESQUISADORA: Rita de Cassia Aleixo Tostes Passaglia
INSTITUIÇÃO: UNIDERP
Dra. Rita de Cassia Aleixo Tostes Passaglia Possui graduação em Farmácia - pela Universidade de São Paulo, Mestrado e Doutorado (1996) em Ciências Biológicas (Farmacologia) pela Universidade de São Paulo. Realizou estágios no Albert Einstein College of Medicine, NY - USA, University of Montreal - Clinical Research Institute of Montreal - Canada and Augusta University (Medical College of Georgia), GA - USA. É professora Titular e Chefe do Departamento de Farmacologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) - Universidade de São Paulo, Membro de Coordenação de Área da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado e São Paulo) e Membro da Academia Brasileira de Ciências. Tem experiência na área de Farmacologia e Fisiologia cardiovascular e Interesse direcionado à vias de sinalização que controlam a função vascular e suas alterações na hipertensão arterial, diabetes e obesidade. Interesses específicos: glicosilação com N-acetilglucosamina (O-GlcNAc) e (dis)função vascular, envolvimento de citocinas, endotelinas e aldosterona nas lesões de órgãos-alvo em doenças cardiovasculares, homônios sexuais e (dis)função cardiovascular.

NOME DA PESQUISADORAFabiana Maluf Rabacow
INSTITUIÇÃO: UNIDERP
Doutora em Medicina Preventiva pela Universidade de São Paulo. Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina. Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Educação Física e Saúde Pública. 









NOME DA PESQUISADORA: Maria Lucia Ivo
INSTITUIÇÃO: UFMS
Atenção à saúde integral da criança, do adolescente e da gestante MESTRADO E DOUTORADO 4/4 Maria Lucia Ivo Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Escola de Enfermagem Wenceslau Braz (1975), Mestrado e Doutorado em Enfermagem Fundamental pela Universidade de São Paulo/Ribeirão Preto (1998). Professora Titular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, atuando na Graduação em Enfermagem e na Pós Graduação Saúde e Desenvolvimento na Região Centro Oeste como professora efetiva nas Linhas de Pesquisa: Doenças Emergentes, reemergentes e negligenciadas na Região Centro Oeste: aspectos sócio culturais, ecoambientais, epidemiológicos e clínicos; na Linha Atenção à saúde da criança, do adolescente e da gestante; Líder do Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Doença Falciforme (NEIDF) na linha de pesquisa: Estudos Interdisciplinares e epidemiológicos em Doença Falciforme Atua na Pós Graduação Mestrado Acadêmico em Enfermagem como professora efetiva, Líder do Grupo de pesquisa: Processo de cuidar em saúde e enfermagem do adulto e do idoso nas dimensões individual e coletiva com as Linhas de pesquisa: Assistência de enfermagem à luz do referencial de Roy; O cuidado em saúde e enfermagem.

NOME DA PESQUISADORAMilene Bartolomei Silva
INSTITUIÇÃO: UFMS
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1904055176365125&set=pb.100002819847417.-2207520000..&type=3&theater
A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, em pé, montanha, atividades ao ar livre, natureza e água
Doutora em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro Oeste pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Católica Dom Bosco (1991) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2005). Atua como professora do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul . Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino.Didática e Estágio supervisionado em Educação Infantil. Professora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Desenvolvimento Humano e Inclusão como coordenadora da linha de Pesquisa Educação, Saúde e Práticas Educacionais. Coordenadora de Gestão Acadêmica da Faculdade de Educação da UFMS.



NOME DA PESQUISADORA: Alda Maria Teixeira Ferreira 
INSTITUIÇÃO: UFMS
 https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1937529056324495&set=pb.100002022591059.-2207520000..&type=3&theater
A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo
Possui graduação em Farmácia Bioquímica pela Universidade Católica de Pelotas (1990), mestrado em Microbiologia pela Universidade Estadual de Londrina (2000) e doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal do Paraná (2011). Atualmente é professora Adjunta e pesquisadora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Microbiologia e Biologia Molecular de microrganismos.






NOME DA PESQUISADORA: Alexandra Maria Almeida Carvalho
INSTITUIÇÃO: UFMS

Graduada em Engenharia Civil pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1992), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia (1995) e doutorado em Biosystems Eng. and Environmental Science - The University of Tennessee (2001). Professora Assistente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, junto ao Programa de Pós Graduação em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro Oeste. Atualmente desenvolve projetos em saúde ambiental, saúde do trabalhador e avaliação de serviços de saúde.


NOME DA PESQUISADORA: Anamaria Mello Miranda Paniago
INSTITUIÇÃO: UFMS
 Doenças emergentes, reemergentes e negligenciadas na Região Centro-Oeste: aspectos sócio-culturais ecoambientais, epidemiológicos e clínicos. MESTRADO E DOUTORADO 5/9 Anamaria Mello Miranda Paniago. Possui graduação em medicina pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1987), mestrado (2000) e doutorado (2005) em Medicina Tropical pela Fundação Oswaldo Cruz. Atualmente é professora associada da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atua nos Programas de Pós-Graduação de Doenças Infecciosas e Parasitárias e no de Saúde e Desenvolvimento da Região Centro-Oeste da UFMS. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Doenças Infecciosas e Parasitárias, atuando principalmente nos seguintes temas: micoses sistêmicas, paracoccidioidomicose, leishmanioses e aids.



NOME DA PESQUISADORA: Elenir Rose Jardim Cury Pontes
INSTITUIÇÃO: UFMS
Doenças emergentes, reemergentes e negligenciadas na Região Centro-Oeste: aspectos sócio-culturais ecoambientais, epidemiológicos e clínicos MESTRADO E DOUTORADO 5/9, Elenir Rose Jardim Cury Pontes. Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1987), mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1997) e doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, na graduação (Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Odontologia) e pós-graduação (Programa de Pós-Graduação em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste, Programa de Pós-graduação em Doenças Infecciosas e Parasitárias, Mestrado em Enfermagem e Mestrado em Odontologia) . Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Bioestatística e Epidemiologia.


NOME DA PESQUISADORAInês Aparecida Tozetti
INSTITUIÇÃO: UFMS
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1806019976180102&set=pb.100003163523500.-2207520000..&type=3&theater
A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo
Possui graduação em FARMACIA BIOQUIMICA pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (1989), mestrado (1997) e doutorado (2006) em Imunologia pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora associada do Laboratório de Imunologia, Bioensaios e Biologia Molecular do Instituto de Biociências (InBio) /UFMS. Orientadora de mestrado e doutorado nos Programas de Pós-graduação em Doenças Infecciosas e Parasitárias, Saúde e Desenvolvimento da Região Centro-Oeste, ambos da Faculdade de Medicina/UFMS, e no Programa Multicêntrico de Bioquímica e Biologia Molecular do InBio /UFMS. Atua na linha de pesquisa: Diagnóstico do Papilomavírus humano e avaliação da imunidade humoral e celular em doenças infecciosas.

NOME DA PESQUISADORA:Maria Lígia Rodrigues Macedo
INSTITUIÇÃO: UFMS
FotoGraduada em Ciencias Biológicas pela Universidade Federal do Ceará (1986), Mestrado em Bioquimica e Biologia Molecular pela UFC (1990) e Doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Escola Paulista de Medicina-UNIFESP (1993) . Realizou pós-doutorado junto a UNICAMP (1998-2000), ESALq (2012-2014). Pesquisadora do CNPq, desde 1995, Professora Titular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), desde 2005.Coordenou o Programa de Pós-graduação em Biotecnologia e Biodiversidade (Rede Pró-Centro-Oeste). É professora credenciada junto aos seguintes Cursos de Pos-graduacao: Ciencias da Saude e Desenvolvimento do Centro-Oeste da UFMS, Biologia Vegetal (UFMS), Bioquímica e Biologia Molecular (Multicentrico-SBPC), Biotecnologia (UFMS) e Ciências Farmacêutica (UFMS). Foi coordenadora do Programa de Pós-graduação em Bioquimica e Biologia Molecular (Multicentrico-SBBq) (2014-2016). Foi coordenadora do Curso de Ciencias Biológicas (1994-1996) e chefe do Departamento de Ciências Naturais da UFMS (1997-1999). Atua como referee de importantes revistas científicas de circulação internacional e é assessor ad hoc de Agências de Fomento no país e exterior. Membro da Sociedade Brasileira de Bioquimica e Biologia Molecular (SBBq), da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciencia (SBPC), da Research Foundation - Flanders (FWO). Membro editorial board de revistas científicas internacionais. Ganhadora do Premio FINEP em Ciência e Tecnologia em 2012 (3º lugar), 2013 e 2015 (1º lugar). Membro do Conselho Superior da Fundect. Atualmente é Diretora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição da UFMS. Tem experiência na área de Bioquímica e Biotecnologia, ênfase em bioquímica de proteínas. Tem seu trabalho voltado para o desenvolvimento de bioprodutos e bioprocessos.

NOME DA PESQUISADORA: Marilene Rodrigues Chang
INSTITUIÇÃO: UFMS
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1135912919905150&set=pb.100004593570214.-2207520000..&type=3&theater
Possui graduação em Farmácia Bioquímica pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1985), mestrado em Farmácia (Análises Clínicas) pela Universidade de São Paulo (1996) e doutorado em Ciências pela Fundação Oswaldo Cruz (2003). Atualmente é professor de Microbiologia Clínica e Micologia Clínica no Curso de graduação em Farmácia e participa como orientadora nos Programas de Pós-Graduação em Saúde e Desenvolvimento da Região Centro Oeste e no programa de Doenças Infecciosas e Parasitárias da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Microbiologia Clínica com ênfase em Doenças Infecciosas e Parasitárias, atuando principalmente nos seguintes temas: infecção hospitalar,resistência aos antimicrobianos, epidemiologia e diagnóstico laboratorial de micoses sistêmicas.


NOME DA PESQUISADORA: Antonia Railda Roel
INSTITUIÇÃO: UCDB
 Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (1976), mestrado em Entomologia pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (1981) e doutorado em Entomologia pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (1998). Atualmente é professor titular da Universidade Católica Dom Bosco, pesquisadora do Centro de Pesquisas do Pantanal, membro da comissão gestora do Instituto Nacional de Pesquisas do Pantanal (INAU), membro comitê técnico científico do Ministério da Ciência e Tecnologia. Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Entomologia Agrícola, atuando principalmente nos seguintes temas: bioprospecção de plantas com potencial inseticidas, controle de pragas, seletividade de inseticidas sobre hymenopteros parasitoides.Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (1976), mestrado em Entomologia pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (1981) e doutorado em Entomologia pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (1998). Atualmente é professor titular da Universidade Católica Dom Bosco, pesquisadora do Centro de Pesquisas do Pantanal, membro da comissão gestora do Instituto Nacional de Pesquisas do Pantanal (INAU), membro comitê técnico científico do Ministério da Ciência e Tecnologia. Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Entomologia Agrícola, atuando principalmente nos seguintes temas: bioprospecção de plantas com potencial inseticidas, controle de pragas, seletividade de inseticidas sobre hymenopteros parasitoides.

NOME DA PESQUISADORA: Rita de Cássia Avellaneda Guimarães 
INSTITUIÇÃO: UFMS
Dr.Rita de Cássia Avellaneda Guimarães, possui graduação em Nutrição pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) (2003-2006), e mestrado em Biotecnologia pela Universidade Católica Dom Bosco (2007-2009) com sanduíche na Universidade Católica de Brasília (UCB). Durante o mestrado foi bolsista CAPES, atuando na linha de pesquisa, Conservação e Uso dos Recursos Genéticos Vegetal e Animal, e em sua dissertação pesquisou as propriedades funcionais, perfil e análise térmica de proteínas da farinha desengordurada e concentrado proteico de castanhas de baru (Dipteryx alata Vog.), um fruto nativo do Cerrado. Realizou doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), sendo bolsista CAPES, atuando na linha de pesquisa, Metabolismo e Nutrição. Em sua tese, pesquisou as proteínas e suas funções biológicas, fatores antinutricionais, bem como o efeito do óleo de sementes de gergelim e linhaça no controle de lipídios séricos e glicose no metabolismo de ratos e processos oriundos da descompensação metabólica (Nutrigenômica). Atualmente é Professora Adjunta Nível III da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e docente do quadro permanente do Programa de Pós Graduação em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste da Faculdade de Medicina (FAMED) da UFMS, onde atua nas seguintes linhas de pesquisa: Nutrição experimental, metabolismo, análise de alimentos, desenvolvimento de novos produtos e química de alimentos. Ainda, pesquisa a Biodiversidade do Cerrado e Pantanal, trabalhando com frutos nativos e plantas alimentícias desta Região.

NOME DA PESQUISADORAPaula Felippe Martinez
INSTITUIÇÃO: UFMS
Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005), Mestrado (2008) e Doutorado (2012) em Fisiopatologia em Clínica Médica, também pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. No período de junho/2012 a junho/2016, realizou estágio de pós-doutoramento na Faculdade de Medicina de Botucatu, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, sendo bolsista FAPESP no período de agosto/2012 a fevereiro/2013. A partir desta data (fevereiro/2013), iniciou suas atividades como docente efetiva do Curso de Fisioterapia, no Instituto Integrado de Saúde (INISA) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Atualmente, ocupa o cargo de Professor Adjunto IV e atua como docente permanente dos Programas de Pós-Graduação em Ciências do Movimento (INISA/UFMS) e em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste (FAMED/UFMS). Desenvolve pesquisa na área de Ciências da Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: função e remodelação ventricular em modelos experimentais de agressão cardíaca, alterações da musculatura esquelética associadas a doenças crônico-degenerativas, adaptações agudas e crônicas do exercício físico.


NOME DA PESQUISADORASônia Maria Oliveira de Andrade
INSTITUIÇÃO:UFMS 

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco (1982), mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1995) e doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, docente e pesquisadora atuando no Programa de Pós-Graduação em Doenças Infecciosas e Parasitárias (mestrado e doutorado) e no Programa de Pós-Graduação em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste (mestrado e doutorado). Docente credenciada pela Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul, com experiência em Educação à distância. Atua principalmente nos seguintes temas: doenças infecciosas e parasitárias, saúde coletiva, comportamentos/práticas de risco, pesquisa qualitativa e metodologia.


NOME DA PESQUISADORA: Maria Claudia da Silva
INSTITUIÇÃO: UCDB
fonte: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4283054Y6
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Ouro Preto (2008), onde iniciou os estudos na área de imunoparasitologia. O mestrado (2011) e doutorado (2015) foram realizados no programa de pós-graduação em Imunologia Básica e Aplicada da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP/USP). Durante a pós-graduação desenvolveu projeto que envolvia a compreensão do papel da via de sinalização da PI3K na infecção experimental pelo Trypanosoma cruzi. Realizou parte de seu doutorado na Faculdade de Medicina da Universidade de Creta (UOC), na Grécia. Tem experiência na área de imunoparasitologia, na compreensão da resposta imune desenvolvida na relação entre parasito e hospedeiro.



NOME DA PESQUISADORAAlinne Perreira de Castro
INSTITUIÇÃO: UCDB 
fonte: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4739692A1
biomedicina mestrado\doutorado\pos-diutorado 9\5 alinne pereira de castro Possui graduação em Ciência Biológicas pela Universidade Católica de Brasília, mestrado em Ciências Genômicas e Biotecnologia e doutorado em Biologia Molecular pela Universidade de Brasília (UnB). Atualmente é Diretora da Assessoria de Relações Internacionais,sendo responsável pela coordenação dos programas de intercâmbio acadêmico, criação e manutenção de acordos de cooperação internacional, além da representação da UCDB em foros internacionais, voltados para ampliar os horizontes dos membros da comunidade acadêmica. Desde 2014 é professora/pesquisadora da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) credenciada no Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia, sendo Conselheira Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação - CMCTI do estado do Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Biologia Molecular atuando principalmente nos seguintes temas: Metagenoma, Microbioma, Diversidade Genética de Micro-organismos e Bioinformática.


NOME DA PESQUISADORAAngela Metha dos Reis
INSTITUIÇÃO: UCDB 
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina (1997), mestrado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Atualmente é pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Embrapa Cenargen). Tem experiência na área de Biologia Molecular, com ênfase em Genômica e Proteômica, atuando principalmente nos seguintes temas: interação planta-patógeno, expressão diferencial, 2-DE, bibliotecas de cDNA, diversidade genética.





NOME DA PESQUISADORACarina Elisei de Oliveira
INSTITUIÇÃO: UCDB 
Carina Elisei de Oliveira; Possui graduação em Ciências Biológica pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1999), Mestrado Ciências Veterinárias pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2001) e doutorado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2005). Atualmente é professor pesquisador da Universidade Católica Dom Bosco. Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Parasitologia e Biologia Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: Plasmodium (Novyella) juxtanucleare Gallus gallus, hematozoários, zoonose praça publicas, quimioterápicos babesicida e Trypanosomo vivax , T. evansi , PCR-RFLP, detecção de agentes infecções como Brucella sp., Leptospira e identificação de Leveduras com potencial fermentativo por técnicas moleculares.


NOME DA PESQUISADORA: Susana Elisa Moreno
INSTITUIÇÃO: UCDB 
fonte:http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705367A9
Possui graduação em Biologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, mestrado em Farmacologia pela Universidade Estadual de Campinas e Doutorado em Farmacologia pela Universidade de São Paulo. É docente e coordenadora do programa de Pós Graduação em Biotecnologia da Universidade Católica Dom Bosco/MS. Atua também nos Programas de Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária (UCDB) e Doutorado em Rede em Biotecnologia e Biodiversidade (UFMS). É Presidente da CEUA (Comissão de Ética para o Uso de Animais). Atua principalmente na área de Farmacologia com projetos voltados a prospecção de compostos com ação anti-inflamatória, analgésica e cicatrizante.









NOME DA PESQUISADORA: Cássia Barbosa Reis.

 Apaixonada pelas filhas, neto, amigos e trabalho na enfermagem. Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Estadual de Maringá (1990), com mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2005), doutorado em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2012) e pós-doutorado em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-UFMS (2018). Professora adjunta da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e do curso de mestrado profissional de Ensino em Saúde da UEMS. Coordenou o Centro Regional de Referência sobre Drogas da UEMS (2010-2016) e o Curso de Especialização de Gestão em Saúde/PNAP (2014-2016). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem de Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisa qualitativa, saúde coletiva e sistematização da assistência de enfermagem (mulheres, administração em saúde pública, doenças infecciosas e parasitárias, substâncias psicoativas, gênero e violências).

NOME DA PESQUISADORA: Cibele de Moura Sales.

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1997) e mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2002). Doutora em Ciências da Saúde pela UNB. Atualmente é professora efetiva da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e docente do quadro permanente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ensino em Saúde, Mestrado Profissional (PPGES), na linha de pesquisa Práticas Educativas em Saúde e na de Formação em Saúde. Tem experiência na área de Saúde Coletiva com atuação no Programa de Saúde da Família e na área Hospitalar, como enfermeira assistencial. Tem atuado principalmente nos seguintes campos: Educação Popular em Saúde, Metodologias Ativas, Ensino à Distância, Saúde Mental, Planejamento e Programação nos Serviços de Saúde.


NOME DA PESQUISADORA: Elaine Aparecida Mye Takamatu Watanabe

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pelo Centro de Estudos Superiores de Londrina (1988) e mestrado em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (2001), doutorado em Alimentos e Nutrição pela Universidade Estadual de Campinas, - Unicamp.. Atualmente é professor titular da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: ações de enfermagem, compromisso social, educação em saúde, assistência de enfermagem e humanização.




NOME DA PESQUISADORA: Fabiana Perez Rodrigues Bergamaschi.
Graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2000), especialização em Assistência ao Paciente Portador de Feridas pela Universidade Estadual de Londrina-UEL. Mestrado e Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal de Goiás - UFG 2006 e 2013 respectivamente. Professora Adjunta do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Docente Permanente do Programa de Pós Graduação Mestrado Profissional - Ensino em Saúde (PPGES), Membro dos núcleos: Núcleo de Estudos em Epidemiologia e Cuidados em Agravos Infecciosos com ênfase em Hepatites Virais - NECAIH, Núcleo das Hepatites Virais na Região Centro - Oeste, GEPES- Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Saúde.

NOME DA PESQUISADORA: Fabiane Melo Heinen Ganassin

Professora adjunta (nível IV) da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) no Curso de Enfermagem, Unidade de Dourados (1998-atual), responsável pelas disciplinas de Administração de Enfermagem Hospitalar e Estágio de Licenciatura em Enfermagem I. Docente do curso de Pós Graduação Lato Sensu Ciências do Envelhecimento Humano (2015) e colaboradora do Programa de Pós Graduação Mestrado Profissional - Ensino em Saúde (PPGES) (2015-atual). Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2015 - Conceito CAPES 5), Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (2003), especialista em Metodologia do Ensino Superior pelo Centro Universitário da Grande Dourados (1999), especialista em Gestão da Clinica nas Regiões de Saúde pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa (2016), graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Estadual de Maringá (1997). Pesquisadora colaboradora no Laboratório de Observação e Estudos Descritivos-LOED da Faculdade de Educação da Unicamp.


NOME DA PESQUISADORA: Lourdes Missio

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal de Santa Maria (1985), especialização em Administração dos Serviços de Saúde pela UNAERP (1989), Metodologia do Ensino Superior pela UNIGRAN (1995) e Enfermagem Obstétrica pela UNIFESP (1996). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2001) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2007). É professora na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Unidade de Dourados) atuando no Curso de Graduação em Enfermagem e no Mestrado Profissional Ensino em Saúde da UEMS, As principais atividades de ensino, pesquisa e extensão envolvem as áreas da Saúde da Mulher e em Educação em Saúde\Enfermagem. Participa do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Práticas de Educação e Saúde (PRAESA) da Faculdade de Educação da UNICAMP e do Grupo de Pesquisas e Estudos em Educação e Saúde (GEPES) Da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul.

NOME DA PESQUISADORA: Márcia Maria de Medeiros
Possui graduação em História pela Universidade de Passo Fundo (1996), mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999) e doutorado em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (2006). Professora adjunta da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) nos cursos de Turismo, Química Industrial e Enfermagem. Professora permanente do programa de Mestrado Profissional em Ensino em Saúde da UEMS. Tem experiência na área de História, sendo sua área de estudo a História Cultural, estabelecendo relações entre a literatura e outras áreas do conhecimento como a História e a Saúde.

NOME DA PESQUISADORA: Marcia Regina Martins Alvarenga
INSTITUIÇÃO: UEMS.
fonte:http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707554T3#TextosJornaisEPCTA


Possui graduação em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia Don Domênico (1982), mestrado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da USP (2000) e doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (2008). Pós-Doutorado em Ciências da Saúde (Enfermagem) pela Escola de Enfermagem da USP (2015). Professora Adjunta do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS. Atualmente está como pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários da UEMS. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino em Saúde, Mestrado Profissional (PPGES) - Linha de pesquisa: Práticas Educativas em Saúde. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Gerontologia, atuando principalmente nos seguintes temas: idoso, assistência de enfermagem, capacidade funcional e educação em saúde. Líder do Grupo de Pesquisa em Necessidades de Saúde do Idoso - GPENSI da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e membro do Grupo de Pesquisas e Estudos em Educação e Saúde (GEPES) da UEMS. Membro do Comitê de Ética com Seres Humanos da UEMS (2015-2018 e 2018 a 2021). Coordena o Programa de Extensão Universidade Aberta à Melhor Idade: a contribuição do idoso para a comunidade acadêmica da UEMS. Foi membro do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa de Dourados (Gestão 2015/2017).

NOME DA PESQUISADORA: Vivian Rahmeier Fietz

Possui graduação em Nutrição pelo Instituto Metodista de Educação e Cultura (1987), mestrado em Nutrição Humana Aplicada pela Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (2007). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Bioquímica da Nutrição, Fisiologia Humana e Dietoterapia. Atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação do estado nutricional de populações, consumo de alimentos, educação nutricional, saúde, crianças, adolescentes e dados antropométricos. Inserida como docente permanente do programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino em Saúde, Mestrado Profissional (PPGES), linha de Pesquisa: Práticas Educativas em Saúde.

Comentários