Entrevista: Cientista Neiva Guedes

Pesquisadora: Neiva Guedes

Bióloga, formada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, a pesquisadora Neiva Guedes possui mestrado em Ciências Florestais pela Esalq-USP de Piracicaba e doutorado pela Unesp de Botucatu. 

Neiva começou a trabalhar com ciência em 1990 quando viu um bando de araras azuis que estavam ameaçadas e podiam desaparecer da natureza, então começou a estudá-las e já está completando quase três décadas de estudos e trabalho para conservação das araras azuis e das outras espécies que convivem com ela no seu ambiente natural. 

Participa do trabalho do Instituto Arara Azul, Projeto Arara Azul e Neiva Guedes. É Professora do programa de pós-graduação em Meio Ambiente Desenvolvimento Regional, onde orienta alunos de iniciação científica de mestrado e doutorado e também presidente do Instituto Arara Azul, onde coordena os projetos Arara Azul e Aves Urbana e Araras na cidade.

O Instituto Arara Azul (ITA) foi criado em 03 de setembro de 2003. O Instituto é uma sociedade civil de direito privado, para fins não econômicos, com autonomia administrativa e financeira, com sede e foro na cidade de Campo Grande, MS. O Instituto tem como objetivo, promover a conservação ambiental.

Neiva Guedes recebeu vários prêmios e condecorações como, Diploma de Honra ao Mérito identidade Sul Mato Grossense Guaicuru; Troféu Mulher que faz a Diferença em Meio Ambiente 1998; Prêmio Cláudia 1999; Troféu Arara Azul 2001; Troféu Arara Azul Prêmio Super Ecologia 2002; Prêmio Finep de Inovação Tecnológica 2002; Golden Ark 2004; Prêmio Eco Cidadão 2004; Prêmio Ambiental Von Martius 2004; Prêmio Ecologia e Ambientalismo; Menção honrosa no Prêmio Arara Azul.



Fonte das imagens:

Comentários